sábado, 7 de novembro de 2009

será que o casal se conhece

VOCÊ CONHECE O SEU CÔNJUGE? FAÇA O TESTE.




Ontem à noite, quando eu e minha esposa estávamos deitamos, num momento de descontração, resolvemos testar o conhecimento do mapa afetivo um do outro. Casar é conhecer. Será que depois de anos convivendo juntos, conhecemos um ao outro como deveríamos conhecer? A verdade é que muitas vezes dormimos, tomamos café, almoçamos, jantamos, nos relacionamos sexualmente, porém não somos íntimos, não nos conhecemos. Eu e a Rouse estamos casamos a vinte e quatro anos, pela lógica, deveríamos nos conhecer muito bem, porém, depois de responder este teste descobrimos que precisamos continuar buscando conhecer melhor o outro.



Conhecer o mapa afetivo do cônjuge é um fator determinante para o ajustamento na vida conjugal. O amor, o respeito, a compreensão crescem à medida que um buscar conhecer melhor o mapa afetivo do outro. Sugiro a você que reserve um tempo para que junto com o seu companheiro (a) façam o teste, são 60 perguntas. Esse tempo deve ser um momento de alegria, humor, descontração e aprendizagem e não de conflitos. Muito cuidado... Vamos às perguntas. Um deve perguntar para o outro. O número no final de cada pergunta é quantos pontos vale cada resposta certa.



1. Diga o nome de dois dos meus amigos mais chegados. (2)

2. Qual é o meu grupo musical, compositor ou instrumento preferido? (2)

3. Como eu estava (a) vestido (a) quando nos encontramos pela primeira vez? (2)

4. Cite um dos meus hobbies. (3)

5. Em que cidade nasci? (1)

6. Qual é o texto bíblico que mais gosto? (2)

7. Qual é o personagem bíblico que mais admiro? (2)

8. Quais as tensões que estou vivendo nesse momento? (4)

9. Descreva em detalhes o que fiz hoje ou ontem? (4)

10. Quando é o meu aniversário? (1)

11. Qual é a data do nosso aniversário de casamento? (1)

12. Qual é o meu parente preferido? (2)

13. Qual é o sonho que mais desejo realizar? (5)

14. Qual é a minha flor preferida? (2)

15. Qual é a situação de pavor e desastre que mais temo? (3)

16. Em que hora do dia prefiro fazer amor? (3)

17. Em que assunto me sinto mais competente? (4)

18. O que me excita sexualmente? (3)

19. Qual é o meu prato preferido? (2)

20. Qual é o meu programa preferido no fim do dia? (2)

21. Qual é a minha cor favorita? (1)

22. Que aperfeiçoamento pessoal quero fazer na vida? (4)

23. Que tipo de presente gosto mais de receber? (2)

24. Qual foi a minha melhor experiência na infância? (4)

25. Quais foram as minhas melhores férias? (2)

26. De que forma prefiro ser acalmado (a)? (4)

27. Quem é a pessoa que me dá maior apoio (além de você)? (3)

28. Qual é o meu esporte preferido? (2)

29. O que gosto mais de fazer quando tenho tempo? (2)

30. Qual é a minha atividade preferida nos fins de semana? (2)

31. Para onde gosto de ir quando posso? (3)

32. Qual é o meu filme favorito? (2)

33. Quais são os próximos acontecimentos importantes em minha vida? Como me sinto em relação a eles? (4)

34. Quem foi o (a) melhor amigo (a) de infância? (4)

35. Qual é a minha revista preferida? (2)

36. Diga o nome de um (a) dos (as) meus maiores rivais ou "inimigos". (3)

37. Qual seria minha ocupação ideal? (4)

38. Qual é o meu maior medo? (4)

39. De quem menos me simpatizo em minha família? (3)

40. Qual é o meu feriado favorito? (2)

41. Quais são os tipos de livros que mais gosto de ler? (2)

42. Qual é o meu programa de TV preferido? (2)

43. Que lado da cama prefiro? (2)

44. O que mais me causa tristeza? (4)

45. Diga uma coisa que me interessa ou me preocupa. (4)

46. Quais são os problemas de saúde que me preocupam? (2)

47. Qual foi o momento mais constrangedor que vivi? (3)

48. Qual foi a minha pior experiência de infância? (4)

49. Mencione as duas pessoas que mais admiro. (4)

50. Diga o nome do meu (minha) maior rival ou inimigo(a). (3)

51. Dentre todos os nossos conhecidos(as), de quem eu gosto menos? (3)

52. Qual é minha sobremesa preferida? (2)

53. Qual é o meu número de previdência social? (2)

54. Diga o nome do meu romance preferido? (3)

55. Qual é o meu restaurante preferido? (2)

56. Cite duas de minhas ambições e esperanças. (4)

57. Quais são alguns dos alimentos que detesto? (2)

58. Qual é o meu animal favorito? (2)

59. Qual é meu hino preferido? (2)

60. Qual é o meu time? (2)

Se o resultado não foi o esperado, os dois podem a partir de hoje desenvolver meios para conhecer melhor o mapa afetivo um do outro. Com certeza esse exercício irá resultar em amadurecimento. Casar é conhecer e quanto mais nos conhecemos, melhor pode ser a relação conjugal. Que o Senhor Deus continue abençoando você e toda a sua família!

Nenhum comentário: